Doenças de Pele Mais Comuns e Suas Origens

Sabendo que a cor da pele é resultado das combinações geradas das diferentes pigmentações produzidas pela pele, deduzimos que a falta de pigmentação ou, em alguns casos, a pigmentação excessiva pode sinalizar indícios de alterações do organismo causadas por hormônios, infecções, uso de medicamentos ou até de doenças originadas na pele.

As mais variadas disfunções causadas pelas doenças de pele, na maioria das vezes tem aspecto benigno e, podem ser doenças adquiridas hereditariamente ou pelo abuso de certas práticas ou descuidos com a pele.

Entre as doenças de pele Hereditárias, as mais comuns de se encontrar é o Vitiligo e o Albinismo.

Albinismo

Como já foi destacado acima, o albinismo é um distúrbio hereditário e não pode ser adquirido. Embora seja um distúrbio raro, têm características muito marcantes e fáceis de assimilar dentre as outras doenças de pele.

Os indivíduos que possuem o albinismo, caracterizados albinos, apresentam desde sua infância cabelos muito claros, chegando a serem quase brancos, pele pálida e olhos rosados. A descoloração não é apresentada em forma de manchas de pele, mas na pele toda.

Como a melanina é a responsável pela proteção da pele, é normal que os albinos sofram com a tendência de ter queimaduras solares e, consequentemente, câncer de pele.

As medidas recomendadas para reduzir os efeitos a exposição solar é o uso de óculos de sol e filtros solares com fps maior que 15.

Vitiligo

No Vitiligo, as manchas brancas e lisas são consequência da perda das células (melanócitos) presentes na pele responsáveis pela produção da melanina (pigmento principal da pele). Em alguns indivíduos, apenas manchas bem delimitadas, algumas manchas no rosto, e em outras partes do corpo como membros e tórax, aparecem enquanto em outros, tais manchas aparecem em diversas partes do corpo e assim como no albinismo, essas manchas têm menor proteção a exposição a luz solar e sofrem queimaduras com mais facilidade.

As áreas afetadas pelo vitiligo também produzem pelos brancos, pois a melanina também é responsável pela coloração dos pelos e cabelos. O vitiligo pode vir também a ocorrer devido a um traumatismo físico denominado incomum, tal como o traumatismo crânio encefálico, e tende a ocorrer com algumas doenças (p.ex, doença de Addison, diabetes, anemia perniciosa e distúrbios da tireoide).

Essa é uma doença comum dentre as doenças de pele e pode ser tratada se diagnosticada no inicio.

Psicologicamente

As doenças de pele podem ter um impacto psicologicamente devastador devido a grande desfiguração decorrente da alteração pigmentar e por isso devem ter seu devido tratamento, acompanhado por um profissional qualificado.

2 Comments

  1. Finalmente descobri o motivo dessas doenças em que a pele não pega bronzeado! Obrigado por nos contar tão detalhadamente todo o processo.

  2. Hugo Bessa disse:

    Meu pai tem vitiligo, começou a se tratar, mas infelizmente parou. Foi uma escolha dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>